Translate

24 de julho de 2008

OS OBJECTOS...


Tenho uma paixão por objectos, por coisas..., coisas avulso. Gosto de tanta coisa e de tantos géneros e tendências..., que me é impossível descrever, passar para o papel. Há alguns objectos que me são mesmo especiais, e mais ao menos colecciono-os. Colecciono pentes e abre-cartas, e tenho-os em osso, madeira e prata, e de vários géneros, proveniências e épocas. Gostava de fazer colecção de bules, mas para além de ser uma colecção cara, ocupa muito espaço, que não tenho. Só me interessam as coisas se as poder usar, ver, de alguma forma usufruir delas. Mas claro que tenho muitos bules..., não é colecção mas são em número suficiente para poder "fazer" lindas e variadas mesas. Os objectos relacionados com cozinha e com a arte-de-receber, são sempre para mim uma tentação..., gosto de malgas e jarros de faiança, de balanças, de tábuas de madeira, de talheres, de toalhas... Gosto de caixas-de-chapéus, gosto de cestos (para usar, para guardar coisas dentro dos armários, para o pão, para a malha, para revistas, para o que me apetecer...) de móveis, em especial cadeiras. Gosto de regadores, gosto de dar utilidades diferentes aos objectos, como por exemplo, uma maceira de madeira antiga que é agora um porta-CD´s, umas peneiras de madeira antiga, são agora cestos de pão, azulejos do séc.XIX, que são base de travessas, etc... Neste meu desenho de 1974, com 5 anos, quase que poderia afirmar que sou eu, com as coisas que gosto.., casas (janelas, portas, chaminés), caminhos, ruas.., e outros objectos decorativos e/ou utilitários.

Sem comentários: