Follow by Email

Translate

27 de abril de 2009

OBJECTOS ESPECIAIS...




O ano passado, pedi à minha tia Noémia para me dar esta coroa... Não é de ouro nem brilhantes, mas é um pequeno tesouro de brincar que deve ter uns 90 anos ou mais. Pertencia à tia avó Francelina (que já conheci muito velhinha) e passou para a tia Noémia que herdou-lhe ofício e com ele os seus acessórios..., um ofício pouco conhecido e em vias de extinção: Armadeira, ou seja ter vestidos e acessórios e vestir de aluguer os meninos que vão nas procissões vestidos de anjos e santos. http://guizo-agenda2008.blogspot.pt/2008/02/as-igrejas.html Sempre conheci esta coroa que sempre foi para todas as festas, mas nos últimos anos nunca era utilizada, porque as outras eram mais modernas e novas, e menos bonitas na minha opinião...., achei que estava na hora de se retirar das funções e ganhar outro estatuto. Gosto de fazer isto com os objectos..., e aqui não tive dúvidas: Uma coroa é uma coroa, e mesmo que de brincar merece um estatuto especial e nobre. Então comprei esta redoma na feira de velharias, e coloquei-a dentro, mas só esta semana (sou tão preguiçosa...) é que finalmente lhe fiz a pequena almofada redonda... Estopa de linho de cor natural e estopa de linho turquesa claro, bordada a ponto cruz em fio de ouro. O desenho foi retirado deste livro de pontos antigo oferecido pelo Nicolau. Eu gosto do resultado, acho que ganhou a dignidade merecida.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem um altar lindo num lugar cheio de amor ... e todas as suas histórias se escrevem pela casa... A história dos objectos mistura-se com a nossa e somos feitos de todas essas histórias... Se fosse objecto queria estar em tua casa pois sei que lhe sentes a vidamor...
lua

Anónimo disse...

concordo plenamente, já estava na hora da linda coroa se reformar! Foram muitos anos de serviço. E que bonita ficou!!
Clara

guizo disse...

Bem, não sei que possa dizer a "se fosse objecto queria estar em tua casa...", fico sem palavras. Obrigada, lina Lua!

guizo disse...

Pois, ainda não a viste ao vivo... Está mesmo linda. E está cheia de sorte que ainda apanhou uma boa reforma... (háha!)
E quando vires o menino-jesus-de- colo, agora uma boneca linda com a combinação que a tia deu... está linda centada na caixa de chapúes vermelha.
Beijos!

guizo disse...

ERRATA:
onde lê-se: lina Lua, leia-se: linda Lua
ende lê-se: chapúes, leia-se: chapéus

guizo disse...

ERRATA (2):
onde lê-se: centada, POR FAVOR, leia-se: sentada